Categorias
Diversidade e Inclusão

Advocacy e comunicação estratégica

Campanhas de Advocacy reúnem todos os elementos para que a comunicação realize sua vocação estratégica. Mais do que informar, o Advocacy visa engajar, mobilizar para a ação, mudar opiniões, transformar. Em sua essência, poderia ser descrito como uma estratégia de comunicação persuasiva que resulta na promoção de causas, mobilização e mudança de políticas públicas.

O termo Advocacy vem do latim advocare, que significa ajudar alguém que está em dificuldade. A tradução literal em português, advogar, traz uma conotação jurídica nem sempre condizente com o foco dos programas. Daí o emprego da palavra em inglês: advocacy, do verbo advocate, que abrange os sentidos de suportar, apoiar, defender.

Do ponto de vista da comunicação, os programas de Advocacy exigem uma identificação minuciosa dos público-alvo e de seus perfis, uma estratégia de conteúdo adequada e a utilização de um mix eficiente de canais.  Na prática, os mesmos ingredientes e o mesmo processo de que são feitas as melhores histórias de comunicação e relações públicas.

Na kubix, a prática de Advocacy é fundamentada em um processo bem definido, desdobrado em cinco etapas:

  • Mapeamento dos Públicos: definição dos atores com poder de pressão, influência e/ou decisão. Identificação de perfis de comportamento e hábitos de consumo. Definição do tom da comunicação.
  • Construção do Argumento: desenvolvimento de narrativa que impacte os públicos-alvo, com adaptação das mensagens diferentes stakeholders e situações. Criação de materiais de suporte e teinamento para garantir alinhamento.
  • Mobilização da Rede de Embaixadores: engajamento de influenciadores que se identificam com a causa e criação de oportunidades de multiplicação da rede.
  • Share of Voice: disseminação das mensagens nos diferentes meios, incluindo espaços próprios, compartilhados, conquistados e pagos.
  • Influência: incentivo à mobilização, mudança de opinião e conquista dos objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *